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Arquitetos: Arata Isozaki, Ingarden & Ewý Architects; Jacek Dubiel, Sylwester Staniucha, Dariusz Grobelny, Piotr Hojda, Sebastian Machaj, Grzegorz Miąsko, Joanna Bielawska-Ząbek, Olga Jasiak, Bartosz Kardaś, Piotr Kita, Tomasz Koral, Jakub Wagner, Anna Biskupska-Sperka, Sławomir Janas, Hiroyuki Mae, Agata Staniucha, Krzysztof Stępniak, Maciej Szromik, Jacek Szuba, Maciej Wierzbiński, Maja Wilczkiewicz-Janas, Tomasz Żełudziewicz, Marta Brańska, Joanna Domagalska, Sylwia Gowin, Łukasz Kępski, Jakub Turbasa, Bartosz Haduch (competition) IEA project administration: Renata Skowron
- Área: 36720 m²
- Ano: 2014
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Fabricantes: Etex Colombia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao comentar o veredito de 2007 que anunciava o projeto vencedor, o presidente do juri no concurso internacional de projetos, o arquiteto Bojdam Paczowski admitiu que a escolha entre os trabalhos selecionados para a etapa final refletiam a divisão tradicional em os partidários das tendências românticas e classicistas em arte, e que era, finalmente, os campeões da corrente romântica que determinaram a escolha do melhor projeto. Acredito que Bohdan Paczkowski de maneira muito verdadeira e precisa enfatizou uma das características mais importantes e distintivas de nosso projeto, como o que incluímos em nossa candidatura - além dos planos funcionais e tecnológicos concebidos com precisão - era precisamente o sonho de desenvolvimento livre e espaços abertos, definidos com linhas e superfícies curvas, com fluxos não convencionais e divisões, fluentemente formando o interior e a forma externa do edifício Centro de Congressos.
A estratégia de projeto é baseada em quatro considerações chave. A primeira e mais importante era a decisão de usar as potencialidades panorâmicas do terreno em si: ao colocar o foyer de múltiplos pavimentos na lateral leste do terreno, criou-se um espaço onde os visitantes poderiam circular ao longo das curvaturas dos balaústres, as linhas de luzes e as escadarias admirando o centro da cidade e suas torres de igrejas. Tal foyer forma um auditório peculiar para a plateia, mas também forma um palco, um local onde podemos admirar Cracóvia.
O segundo fator significante foi o uso criativo das limitações, notavelmente a necessidade de ajustar a forma do edifício à geometria em arco do terreno de esquina, e as recomendações dos serviços de conservação que estabelecia um limite da sua altura - 20 metros acima do nível do vizinho Grunwaldzkie Roundabout, com a opção de se exceder o limite em pontos justificados por necessidades tecnológicas (por exemplo, ao longo dos palcos das salas de auditório). Isso teve um forte impacto sobre a definição da forma da estrutura, incluindo a linha característica da cobertura.
O terceiro agrupamento de decisões era em relação a tipologia espacial para três dos auditórios principais do edifício: respeitando as funções e número de espectadores previstos pelos investidores em cada auditório. Para o maior e principal hall, com suas funções de concertos e congressos, a forma escalonada que faz alusão à um 'terraço de vinhedos' foi eleita, disposição que permite que o auditório abrace o palco a partir das laterais. Deste modo, se reduz a distância entre os espectadores e o palco, e ajuda a construir uma atmosfera íntima apesar da quantidade relativamente grande de poltronas. O segundo anfiteatro possui funções de concertos, congressos e apresentações de teatro, formado pelo tradicional palco frontal com um auditório móvel no nível térreo. O terceiro deles, metade do tipo 'studio' com um piso sem desníveis e disposições flexíveis de plateia permite a divisão em dois espaços física e acusticamente separados.
O quarto pilar de projeto era a definição da fachada e da cobertura. A cobertura de alumínio foi formada em cascatas, com desníveis que visualmente diminuem a escala do edifício deste lado do rio. As paredes do edifício são uma composição de vidro, cerâmica e alumínio. Para abrir o edifício para uma visão da cidade, sua lateral oriental é envidraçada, enquanto que as outras laterais e a parte posterior do edifício estão cobertas de uma variedade de elementos cerâmicos com cores que correspondem às cores dos interiores: o vermelho faz referência ao auditório principal, grafite faz referência ao segundo auditório, enquanto o branco foi eleito para o foyer e o alumínio prateado para os acabamentos da cobertura. Na concepção dos arquitetos, esta composição de materiais e cores diferentes é um reflexo dos movimentos e dinâmicas dos recentes empreendimentos em curso no distrito de Dębniki, na margem direita do Vistula e apenas integrou os limites da cidade em 1909. O tamanho do edifício é portanto uma proposta de limites de altura para novos empreendimentos nesta parte da cidade, ao longo da Rua Konopnickiej, ao sul do Centro de Congressos.